adio Web

sábado, 28 de novembro de 2015

Zika Vírus e Microcefalia - Tudo Sobre


Nestes últimos dias estamos sendo bombardeados com notícias sobre a relação da Microcefalia com o Zika Vírus. Essas notícias tem tirado o sono de muita gente, principalmente das mulheres grávidas. tire suas dúvidas sobre o assunto:
microcefalia_zyta
Tudo sobre o ZIKA VÍRUS e a MICROCEFALIA!

O que é a MICROCEFALIA?
Microcefalia é a cabeça menor do que o tamanho esperado para a idade do bebê. Existem tabelas e curvas para cada idade do bebê. Mesmo quando ele ainda está na barriga é possível através do ultrassom avaliar o tamanho da cabeça do bebê e ver se está menor do que o esperado. O médico que faz o ultrassom pode te informar na hora do exame. Ao nascimento normalmente se considerada pequeno quando o perímetro cefálico é menor que 33cm. Valor que pode ser diferente se o bebê nasceu antes do tempo e é prematuro.
microcefalia
Quais as CAUSAS de microcefalia?
A microcefalia pode ser causada por INFECÇÕES que a mãe pega DURANTE A GESTAÇÃO (vírus, bactérias), por SUBSTÂNCIAS que a mãe possa ter usado (drogas, álcool), ou pode ser por ALTERAÇÕES GENÉTICASno bebê. Existem casos de que são familiares, que a cabeça do bebê é menor mas não está associada com patologias.
Quais os RISCOS?
A cabeça estar menor do que o tamanho esperado indica que alguma coisa PODE ter prejudicado oDESENVOLVIMENTO DO CÉREBRO. É necessário fazer exames para investigar o que pode ter causado a microcefalia. A microcefalia está associada com atrasos no desenvolvimento e alterações neurológicas, por isso é importante ficar atento e fazer os exames do pré-natal e o acompanhamento correto do bebê.
Não existe tratamento específico para a microcefalia, cada bebê deve ser acompanhado com muita atenção pelo pediatra e pelo neuropediatra que irão orientar a família.
O que é o ZIKA VÍRUS? QUAL RELAÇÃO DA MICROCEFALIA com o ZIKA VÍRUS?
ZIKA VÍRUS chegou ao país recentemente, ele é transmitido pelo AEDES AEGYPTI, mesmo mosquito que transmite a DENGUE E O CHIKUNGUNYA. Os SINTOMAS da infecção pelo ZIKA VIRUS são FEBRE BAIXA E MANCHAS NO CORPO. A pessoa pode ter dor de cabeça, dor nas articulações, mal-estar, mas os sintomas são mais leves do que na dengue ou chikungunya. Normalmente dura 3 dias e não tem tratamento específico, nem vacina para se prevenir.
Ainda NÃO EXISTE PROVA de que a causa do aumento dos casos de microcefalia seja causado pelo ZIKA VIRUS, mas essa é uma das hipóteses que eles estão investigando. O que se sabe é que qualquer infecção que a mãe pega durante a gestação pode afetar o desenvolvimento do bebê, e quanto mais cedo for a infecção (início da gestação) maior o risco para o bebê.
Quais os estados mais afetados até o momento?
O principal estado é o de PERNAMBUCO, onde primeiro foi notado esse aumento no número de casos.
Os estados mais afetados estão no NORDESTE e no CENTRO-OESTE. Sergipe, Rio Grande do Norte, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Goiás, Ceará, Bahia e Alagoas são os estados com notificações. Mas todos os estados estão em alerta para notificar os casos de microcefalia.
Como você pode se PROTEGER?
  • A principal medida é o COMBATE AO MOSQUITO. NÃO DEIXE ÁGUA PARADA, e tente se informar das atividades do seu bairro para combater o mosquito.
  • Inicie o pré-natal precocemente, assim que você achar que pode estar grávida.
  • NÃO utilize álcool ou drogas. Só use remédios com a prescrição do seu médico.
  • Use repelente prescrito pelo seu obstetra. Utilize telas de proteção nas porta e janelas de sua casa, para evitar a entrada do mosquito.
  • Evitar contato com pessoas que estão com sinais de alguma infecção (febre, manchas no corpo).
  • Fique ATENTA ao registro de CASOS EM SUA CIDADE e PROTEJA-SE!
fonte: seupediatra.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário