adio Web

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Atibaia quer Instalar Sistema de Totens de Segurança



A Prefeitura de Atibaia abriu um processo para registro de preço para a prestação de serviços de locação de Totens, voltados ao sistema ostensivo de segurança. A publicação saiu na Imprensa Oficial de 9 de janeiro. Caso seja firmado o contrato, está previsto que a empresa vencedora será responsável pela instalação dos totens, treinamento e manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos.
Os totens serão usados pela Secretaria de Segurança Pública, que comanda a Guarda Civil Municipal. A Prefeitura não divulgou nenhuma informação sobre o projeto ainda, mas a expectativa é de que o monitoramento eletrônico, por câmeras, seja intensificado com os totens (normalmente dotados de câmeras). Em algumas cidades, esses totens permitem ao morador entrar em contato com a Guarda Civil Municipal, o que agilizaria o atendimento de ocorrências.
O totem de segurança permite que haja uma base da Guarda Civil Municipal instalada sem a necessidade de um efetivo no local.
Poucas cidades do Brasil contam com esse sistema. Em 2014, apenas Campinas e São José dos Pinhais (PR) estavam testando os totens. Em Campinas, o modelo testado tinha quatro metros de altura, seis câmeras, giroflex, sistema de alarme contra vandalismo, blindagem, comunicador com mensagens de advertência ou campanhas educativas e intercomunicador para a população poder acionar a base da Guarda Municipal.
Em dezembro de 2015, a Prefeitura de Curitiba anunciou que instalaria um totem de videomonitoramento interativo da Guarda Municipal. Segundo a Prefeitura de Curitiba, a instalação do equipamento servirá para inibir a prática de roubos, pequenos furtos, o comércio de drogas, brigas e vandalismo.
Uma matéria da Agência de Notícias da Prefeitura de Curitiba informa que o “totem tem 4 metros de altura e funciona como um módulo fixo de vigilância com dispositivos que permitem a interação das pessoas com os agentes da Guarda que estão na central de monitoramento. Ele gera imagens em qualidade Full HD, com ângulo de 360 graus, que são processadas e transferidas para a central  a partir de seis câmeras. Quatro são fixas, com alcance de 50 metros; uma funciona como canal de comunicação do usuário com a Guarda e a última é do tipo ‘speed dome’, multidirecional, que pode captar imagens em até um quilômetro de distância, inclusive à noite.
A cidade de Resende, no Rio de Janeiro, também instalou o equipamento no final de 2015, com câmeras cujo alcance é de um quilômetro. E planeja fazer, em conjunto com essa medida, a ampliação da instalação de câmeras de monitoramento eletrônico.
No caso de Atibaia, os totens poderiam auxiliar a Guarda Civil Municipal no monitoramento eletrônico por câmeras, que ainda é limitado à região central e não abrange os outros bairros. Nem mesmo as entradas e saídas da cidade contam com monitoramento.
Em 2015, Atibaia viu crescer o número de roubos e de roubos de veículos. De janeiro a novembro, foram 570 roubos e 135 roubos de veículos. Em 2014, de janeiro a dezembro, houve 633 roubos e 109 roubos de veículos. O número de furtos também é grande na cidade, com mais de 1.400 ocorrências em 11 meses de 2015. Os furtos de veículos chegaram a 289. A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo ainda não divulgou os dados estatísticos de dezembro do ano passado.

Fonte: O Atibaiense

Nenhum comentário:

Postar um comentário